PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


A centralização das variáveis do processo possibilitou a fabricação de produtos

que seria impossível por meio do controle manual. De fato, para atingir o nível de produção que as indústrias possuem hoje, o monitoramento e o controle de processos sofreram grandes transformações tecnológicas.

 

 Em aplicações com pequenas mudanças ou tempos de atraso pequenos, é interessante utilizar qual modo do controlador?


Modo derivativo.


Modo proporcional-integral


Modo proporcional-derivativo.


Modo integral.


Modo proporcional.

O CLP que recebe dados de variáveis de processo e de pontos de ajuste em forma de sinal analógico expressará o erro como uma função analógica. Do mesmo modo, um sistema com um ponto de ajuste de 52 °C e uma variável de processo de 61 °C terá o erro em porcentagem de aproximadamente:

27.17 %
-8.65 %
-17.31 %
117.31 %
10.04 %
O CLP que recebe dados de variáveis de processo e de pontos de ajuste em forma de sinal analógico expressará o erro como uma função analógica. Do mesmo modo, um sistema com um ponto de ajuste de 59 °C e uma variável de processo de 49 °C terá o erro em porcentagem de aproximadamente:

16.95 %
8.64 %
-13.05 %
-24.24 %
83.05 %
A respeito das redes industriais e de suas tecnologias e protocolos, analise as assertivas a seguir:

I - O barramento, também chamado de token, é um mecanismo de arbitragem que deve ser implementado para evitar possíveis colisões no barramento, quando mais de uma estação deseja transmitir uma mensagem.
II - Com o sistema PROFIBUS PA, a medição e o controle podem ser transmitidos por uma linha contendo um par de fio simples para comunicação e outro par de fio simples para alimentação em corrente contínua. A rede também permite a manutenção e a conexão/desconexão de equipamentos até mesmo durante a operação sem interferir em outras estações.
III - O protocolo de comunicação da PROFIBUS PA difere do PROFIBUS DP, pois o primeiro é para comunicação dos dispositivos de campo e o segundo para comunicação exclusiva entre controladores.
IV - Os protocolos de redes industriais são desenvolvidos para atuar nos níveis de controle da automação, por isso utilizam um padrão elétrico de comunicação de acordo com o local. É possível, em algumas redes, utiliza-la até mesmo em áreas classificadas junto com componentes que sejam aprovados e certificados por órgãos competentes.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apenas a sentença IV é verdadeira.
Apenas a sentença III é falsa.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
O CLP que recebe dados de variáveis de processo e de pontos de ajuste em forma de sinal analógico expressará o erro como uma função analógica. Do mesmo modo, um sistema com um ponto de ajuste de 79 °C e uma variável de processo de 41 °C terá o erro em porcentagem de aproximadamente:

79.37 %
-31.75 %
51.90 %
-58.20 %
48.10 %
O CLP que recebe dados de variáveis de processo e de pontos de ajuste em forma de sinal analógico expressará o erro como uma função analógica. Do mesmo modo, um sistema com um ponto de ajuste de 60 °C e uma variável de processo de 47 °C terá o erro em porcentagem de aproximadamente:

-36.62 %
78.33 %
-28.17 %
12.13 %
21.67 %

Grafcet (acrónimo do francês Graphe Fonctionnel de Commande, Étapes Transitions) é uma metodologia que surge com a necessidade do desenvolvimento de programas para controle de processos sequenciais.

Veja a figura e responda:

Como se chama a etapa que está marcada com a letra 'A'?


Mudança.


Transição.


Receptividade.


Troca.


Elemento.

A fase conceitual FEL-1 (Conceptual Phase) é a determinação da viabilidade econômica básica do projeto antes de se comprometer com as despesas de engenharia e estudo mais definitivo.

As estratégias incluem:


relatório da análise de riscos de processos.


plano de conformidade com permissões e regulamento.


plantas e layout de equipamentos


estratégia geral de execução do projeto.


seleção de tecnologia.

A variável manipulada é proporcional à velocidade de variação do desvio de erro. O objetivo principal é não permitir velocidades altas nas variações do controle, evitando que se eleve ou se abaixe muito rapidamente.

Essa característica se resume aos:


Controladores Proporcionais-Derivativos (Modo PD).


Controladores de Ação Integral (modo I).


Controladores Proporcionais e Integrais (modo PI).


Controladores Proporcionais (modo P).


Controladores Derivativos (Modo D).

Os controladores PID são largamente utilizados, uma vez que são capazes de solucionar a grande maioria dos problemas de controle que surgem em processos industriais. Essa expressiva utilização deve-se ao fato de esse controlador ser de fácil implementação, baixo custo e versátil na capacidade de estabilizar os comportamentos transitório e de regime permanente dos processos sob controle.

Com relação aos controladores PID, marque a alternativa correta:


O parâmetro Dt, ao aumentar o processo, tem mais overshoot.


O parâmetro Ir, ao aumentar o processo, tem menos overshoot. 


O parâmetro Pb, ao aumentar o processo, tem menos overshoot.


O parâmetro Ir, não causa alteração no processo.


O parâmetro Pb, ao ao diminuir o processo, tem menos overshoot.